December 11, 2008

dicas para bordar xxx

Para as amigas que me questionam sobre como faço os meus bordados, também para aquelas que estão a começar e pedem dicas, espero que estas fotos vos ajudem :)

Avesso perfeito
Seguindo as regras do avesso perfeito, os remates devem ser feitos do lado direito, por baixo dos pontos. O meu modo de iniciar é assim:

dicas para bordar

dicas para bordar

dicas para bordar

Ao terminar os pontos 'xxx' remata-se a linha do mesmo jeito, por baixo dos pontos já terminados. O avesso ficará com todos os pontos na mesma orientação '|'.

Direcção dos pontos
É importante que o avesso seja perfeito mas sem esquecer o direito, que para ficar bonito deverá ter todos os pontos com a mesma direcção. Ou seja, os pontos inferiores ficam '/' e os superiores '\'.

dicas para bordar

Assim, quando necessário, passa-se a agulha por baixo do ponto '\' para que o inferior fique '/'.

dicas para bordar

Pode parecer difícil seguir esta regra mas acreditem que com a prática vira mecânico ;)

Uso do bastidor
O meu companheiro para bordar que demorei a conhecer mas fiquei fã! Não me recordo há quanto tempo comecei a usar o bastidor, talvez cerca de um ano. Adoro!!! Assim que nos habituamos a usar já fica difícil viver sem ele :)

dicas para bordar

Fica muito mais prático de bordar, proporciona maior rapidez e também maior perfeição no bordado, uma vez que mantém a peça esticada e daí resultam pontos mais regulares.

Quando paramos de bordar devemos retirar a peça do bastidor, de modo a evitar que passe longas horas numa pressão desnecessária.

Contorno
Embora o contorno possa ser bordado com o ponto atrás eu opto pelo ponto linear, na minha opinião fica mais bonito no avesso ;)

ponto atrás
Ponto atrás

ponto linear
Ponto linear

Voilá! O resultado :)

estrelícia

estrelícia

Espero que vos ajude, qualquer dúvida ou questão, não hesitem! E sugestões também! Este é o meu jeito de fazer mas estou sempre a aprender também :) Partilhem as vossas dicas ;)

10 comments:

Janaina said...

Eu uso o método do loop, que no final deixa o avesso assim, limpinho que nem o seu. =)
Bem legal o teu PAP. Parabéns!

Belinha said...

Olá!!
Bem pra mim ki sou uma curiosa adorei a dica!!!
Beijinhos!!!

Rafa said...

Amiga, ADOREIIII o tutorial !
Tinha algumas dúvidas de como arrematar na frente, que agora acabou de me tirar :D

A direção eu já tinha começado a pôr em prática !

Não entendi direito qual a diferença do linear pro atrás, faz um e pula outro ? é isso ???

O bastidor já tive...mas acho que aqui não chamamos assim...não me recordo o nome agora =/ mas acho suuuuper prático !

Beijocas linda !

Adoro você ___O____

Fabi said...

As dicas são ótimas e os bordados estão perfeitos.

Ótima sexta p/ você!

Bjim,
Fabi

Shi said...

Bordar é algo que eu acho maravilhoso, mas não tenho a menor paciência de fazer. você é a mestra de todas as bordadeiras :D

beijo enormeeeeee

Cibele Studart said...

Ixi, vou estudar bastante, estou precisando!!! LOL!!!!
Q falta de modéstia, sei q isso é feio =) tava brincando, viu.
Tô curiosa para saber do seu pacote.... *odeio serviço da net com problemas*
*Ü*

♥ Nia said...

Jana como é o loop? :)
Podes ensinar-me que não me importo hehehe estamos sempre a aprender ;)

Obrigada Belinha! Espero que seja útil para quem quer aprender :)

Rafinha, vou tentando ajudar, qualquer dúvida é só falar ;)
O ponto linear é feito todo de uma ponta à outra e depois volta para trás a fechar o que faltou. Assim começa e termina no mesmo sitio, entendes?
Ja o ponto atrás faz o contorno seguido mas no verso salta 2 pontos, o que faz com que o avesso não fique sempre '|' quando fazemos uma esquina. Daí a minha preferência pelo ponto linear :)

Fabi e Shi, sempre com palavras queridas =) Obrigada lindas!! :)

Dona Cibele, as dicas são para quem está a aprender, não para quem já sabe ou até borda melhor que eu! :D lol!

Tento ajudar com o que sei mas também estou sempre a aprender a fazer melhor :) Todas as dicas, comentários e sugestões, são sempre bem vindos ;)

bjbjbj, Nia :)

Carol... said...

Aiiiii que dicas legais!!!
Com certeza vao ajudar muito!!!!

Bjos

Shi said...

saudadeeeeeeeeeee
tem postinho novo lá no blog ;)
beijocas

Anonymous said...

olá

adorei o blog... eu não consigo fazer o contorno...

é sempre com uma linha ou duas?

quando se faz os cantos tem de se fazer da mesma maneira?

como se faz o ponto linear? pela imagem não consigo perceber

melaniegn1987@hotmail.com

Post a Comment

Os vossos comentários fazem-se sorrir :) Obrigada!!

Your comments make me smile :) Thank you!!