October 12, 2011

DIY °•● string bag


Não se esqueçam que sou amadora na arte das costuras :p Com a ajuda das fotos, vou tentar explicar como faço os meus saquinhos, qualquer dúvida perguntem! Terei todo o prazer em tentar explicar melhor :)

Don't forget that I'm an amateur in the art of sewing :p With pictures to help, I'll try to explain how I make my string bags. Any doubt, feel free to ask, I'll try to explain better :)

Notas sobre os tecidos a usar:
- tecido branco: com a mesma altura do bordado e 2cm a mais de largura. Não ficará visível, serve apenas de camada de fundo para não se ver a estampa/cor do tecido que ficará do outro lado
- tecido estampado, com mais 2cm de largura em relação ao bordado e o comprimento.. dependerá do tamanho do saquinho que querem fazer! Eu faço os saquinhos com forro por isso utilizo uma peça comprida para evitar muitas costuras. Mas vejam o tutorial até ao fim e irão perceber como funciona ;)

Notes about the fabric to use:
- White fabric, with the same height as the cross stitched piece and more 2cm wide. This won't be visible, it's only a layer so we won't see the print/color of the fabric that will be on the other side
- Printed fabric, also with more 2 cm in width and length.. depends on the size of the bag you want to make! I make my bags with the same fabric for liner so I use a long piece to avoid many seams. But follow the tutorial and you'll see how it works ;)


Marcar as margens do tecido branco, ficará com a mesma largura do bordado
Make the hems on the white fabric, this will have the same width as the cross stitched piece



Igual com o tecido estampado
The same with the printed fabric



Temos ambas as partes com a sua bainha e medida certa
We have both parts with the same measure



Agora a primeira costura, para unir o bordado a uma das pontas do tecido. Coloca-se a frente do bordado voltada para a frente do tecido estampado, unimos bem as pontas para ficar alinhado e segue para a máquina de costura
Now sew to join the bottom of the xxx-stitched piece with the end of the fabric. Place both parts facing the front, align well and move on to the sewing machine



O mesmo para o topo do bordado e o nosso verso fica assim:
The same for the top and the back looks like this:



E a frente:
Front:



A imagem seguinte é para vos explicar como está a peça neste momento (risco vermelho é o tecido estampado, azul é o bordado e a verde são as 2 costuras):
The next picture is to explain how the piece is right now (red is the printed fabric, cross stitched piece in blue and in green our two seams):



Capiche? :)

Agora vamos dobrar a peça a nosso gosto, com o tamanho que quiserem que fique de tecido estampado acima e abaixo do bordado. Posicionam como querem, dobram a meio e temos...
Now bend the piece, place the xxx-stitched part as you wish, fold in half and you have...



... o bordado costurado na frente e o forro perfeitinho ;)
Com o tecido bem dobrado a meio, marcamos os topos onde passará a fita
... the cross stitched piece placed on the front and a perfect liner ;)
With the fabric well folded in half, mark the edges for the ribbon




E costura-se em ambas a partes do saquinho
Sew both sides of the bag



Para finalizar, é só fechar as laterais, aqui deve-se costurar o mais na margem possível e a partir da costura anterior para baixo.
Finally, just close the sides, sew as closer to edge as possible and down from the previous seam



As margens de 1cm são apenas para uma finalização mais perfeitinha, podem ver na foto seguinte. Sem a margem estariamos a ver as extremidades do tecido e não ficava tão bonito. Não fiz o mesmo para o bordado porque o tecido é mais grosso e ía dificultar ao passar na maquina de costura, tenham cuidado com a grossura para não partir agulhas ;)
I make 1cm hems for a nicer finish as you can see in the picture below. Without the hems we would be seeing the end of the fabric. I didn't do the same for the stitched fabric because the fabric is thicker and would be troubling for the sewing machine, be carefull, we don't want to break needles ;)



Para fazer o fundo basta costurar as pontas do saquinho assim:
To make the bottom just sew the corners like this



Por fora:
Outside:



Pessoalmente, gosto mais dos saquinhos com duas fitas
I prefer to use two ribbons



Voilá! :)





Uffff :p Foi dose para explicar! Dúvidas? :)
Uffff :p This was long to explain! Questions? :)

28 comments:

Atelier Caseiro said...

Nia!
Que fofa a tua aula!
Deixo a sugestão de colocares (costura a mão) um viés na parte interna do saquinho, onde aparece o tecido do forro. Sei que as bainhas estão internas, mas fica a sugestão. Eu usaria viés preto. Ou mais fácil, e a máquina, seria usar a bainha inglesa. Há dicas pela net, mas se interessar, pergunte.
Boa noite!

Joysze said...

OH!!! SO CUTE!!!!!!!!!

Alê Arts & Biscuit - Biscuit di Panu said...

Simplesmente lindo e encantador, parabéns pela peça e combinação de cores, perfeitas. Beijos carinhosos.

Simone Arrais said...

Adorei! Você está me saindo uma costureira de mão cheia, hein Dona Nia?! Adorei o tutorial, ainda não tinha entendido como se colocava o fitilho daquele jeito, duplo, mas com sua explicação ficou tudo claro! Obrigada por compartilhar! Um beijo!

Amora Doce said...

Melhor que isso, só dois disso!Se foi difícil, valeu a pena pois deu pra entender direitinho!Pode fazer mais tutoriais sem problema! :0)

Beijos!

Carina87 said...

Adorei a explicação e agradeço a partilha. talvez um dia quando andar mais dedica à costura eu tente fazer um assim...adorava!

Beijinhos e mais uma vez obrigada.

Rita said...

ai sou mesmo burrinha no que toca a costura..isto pareceu-me complicado!! mas hei-de tentar!

Obrigada por partilhares!;)
beijinhos

Lesleyanne said...

Great tutorial. Thanks.

CindyMae said...

That is absolutely gorgeous! Love it! I look forward to visiting your blog often!

Annette said...

Great job on the tot!!
You have great sewing skills.... even better then mine... lol!!
You made it so beautifull... enjoy it!

Smily said...

Thank you, this is so cute and pretty!

cucki said...

thank you dear..this is really very sweet and i love it with my heart..
hugs for you xxx

Carol said...

Thank you for that wonderfully photographed and clearly explained tutorial, Nia!! Very, very helpful :)

Rafa said...

Aeeeeeeeeeee agora vou tentar com a máquina nova :D
Será que consigo? Me pareceu bem dificinho...não sei daonde que tira que é amadora :O

Adorei o P.A.P ! Brigadaaaaaa, sei que deve ter dado um trabalhão !!!

Beijão

Lucia Bara said...

Que fofura!
parabéns ta muito lindo, bjus

hptt://cafeecetim.blogspot.com

jacqueline said...

OH MY sweet nia, this is such a beautiful tutorial!! I love this amazingly beautiful bag! SO soooo adorable! Have a lovely merry happy day and love to you!

Isabella Morais said...

Oh my oh my!

Adorei esse PAP!

:)

Maria... said...

Oi Querida. Obrigada por dividir esse PAP, está bem explicadinho, e o seu bordado valorizou bem a peça, ficou lindo. Parabéns. Bjs

naomemandeflores said...

Ai, pena que eu sou um zero a esquerda no quesito costura! Adoraria saber fazer esse saquinho lindo!


Camila Faria

Joanita said...

Obrigada, Nia!

Pareceu-me um pouco complicado para uma amadora (sim, eu é que sou a amadora nisto, não tu!), mas vou tentar!

Alguma coisa volto a pedinchar ajuda! LOL

Kiss

ei! kumpel said...

estão lindos os saquinhos querida Nia! E tão bem explicadinho... levas jeito para os tutoriais ;) Beijo grande e bom fim de semana!

Fifi said...

Lindo!!!
Es fantastica tu Nia,vou tentar por em pratica durante este fim de semana e depois mostro,se conseguir claro... lool

É que estes saquinhos são fantabulasticos!

Beijinhos querida :)
***

Ivone... said...

Que lindo o seu saquinho, me deu vontade de fazer mas não tenho maquina bua bua bua
Quando vens por cá?
Já vi que tens muitas amigas brasleiras, és muito amada!

Tenha um otimo fim de semana e pelo que eu vi na tv com bastante calor por ai

beijos

Pumpkin said...

Thank you so much for the tutorial! Now I see how you do it :o) Well done Nia!

CristinaLopes said...

Como no que toca a costuras sou um "zero à esquerda", deixo esta aulinha para avaliar mais tarde! eheh

KaLu - Claudia said...

thanks !! I'll try it very very soon =D

Ivone... said...

Lindo saquinho esse.
És muito caprichosa!

beijos

becia-b said...

Super.Bardzo mi się podoba :)

Post a Comment

Os vossos comentários fazem-se sorrir :) Obrigada!!

Your comments make me smile :) Thank you!!