July 25, 2010

mergulhos :D


Fiquei de postar mais novidades na sexta-feira mas embrulhei-me em trabalho até tarde.. Dei prioridade ao trabalho que tinha por fazer para aproveitar o Sábado com outro sossego ;)



De manhã fomos para a mesma barragem da semana passada, aproveitámos a lagoa para andar de barquinho e dar uns excelentes mergulhos :D
Adoro! Dentro de água fico feliz como uma criança! :)))) heheheh



O passeio continuou por outras bandas e só parámos em casa a horas de cair na cama e reabastecer energias :p Não peguei nas agulhas mas já vos conto mais sobre o que tenho andado a fazer ;)

Já falei o quanto adoro a Cross Stitcher? :) Não é que uma das ofertas da revista foi uma fita métrica com centímetros e polegadas? Exactamente o que eu estava a precisar!! LOL :D



Ficou mais fácil de medir o linho sem ter de fazer a conversão para cm ;)
Confirmei que o meu linho azul tem exactamente 40 fios por polegada, o que é internacionalmente referenciado como 40ct. E o linho branco, no qual estava a bordar o esquema dos ratinhos do último post, tem 42 fios (é verdade, contei e recontei, é ainda mais pequeno que o azul :p )



Mais algumas coisas que aprendi estes dias:
* a medida mais utilizada para o linho é 28 ct, tal como o Aida 14 é o quadrilé mais comum
* estas duas telas são também equivalentes na sua medida, ambas são bordadas a 5,5 pontos por cm
* linho 28ct = Aida 14 e linho 32ct = Aida 16 (ou seja, o mesmo esquema terá o igual tamanho final em ambos os tecidos)
* 28ct = 11 fios por cm ; 40ct = 16 fios por cm


O que não estou a gostar no meu último bordado é que os pontos do contorno ficam demasiado apertados para o meu gosto =/ Onde a linha passa o tecido parece que aperta o fio e acaba não ficando tão natural quanto estou habituada a fazer. Acredito que vocês não se apercebam disto pela foto, até o Rui me falou que depois de colocar numa moldura não é nada que se note! Lol
Mas nota-se ao perto, eu noto, eu sei como está e eu não estou a gostar :p

Como vos falei antes, comecei um esquema mais pequeno e sem contorno, foi uma óptima oportunidade para pegar um freebie da Lizzie Kate :)



Hoje vou finalizar esta peça e se ficar bonita poderá ser a oferta do giveaway :) Vamos esperar para ver se como fica ;)

I was suppose to post some news on Friday but I was wrap in work until late... I gave priority to finish all work that had to be done so I could enjoy my Saturday out ;) In the morning we went to the same barrage of last week, we enjoyed the pond to ride our rubber boat and swim :D I love it!!! Swimming I'm happy as a kid! :))))
We spent all day with our friends, I got home late » no time for needles! But I'll tell you what I've doing ;)

Have I told you how much I love Cross Stitcher Magazine? :)
One issue gift was a measure tape with inches and centimeters, exactly what I was needing! LOL :D It was easier to measure my fabric without having to convert to cm! I confirmed that my blue linen has exactly 40 threads per inch (40ct) and the white linen (which I was using to stitch Margaret Sherry's design) has 42 threads per inch. Yes, I counted and recounted, it's smaller than the blue one! :p

A few more things I learned in the last days:
* The most widely used measure for linen is 28 ct, as Aida 14 is the most common
* These two fabrics are equivalent, both are stitched 5.5 points per cm (so the same pattern will have the equal final size in both fabrics)
* Linen 28ct = Aida 14 and Linen 32ct = Aida 16
* 28ct = 11 threads per cm; 40ct = 16 threads per cm


About my last post, what I'm not liking in the backstitch is the point where the thread passes through the fabric and it seems to tighten the thread =/ Ends up not being as natural as I'm use to stitch. I believe you don't realize this in the photo, Rui told me that after framing it won't be as visible! Lol But we can see it close, I see it, I know how it is and I don't like :p

As I said before, I began a smaller pattern with no backstitch. It was a great opportunity to get a freebie from Lizzie Kate, I'm stitching 'Friendship Grows' :) Today I'll finish this piece and (if it ends up pretty) it might be my giveaway prize :)


11 comments:

Pumpkin said...

Looks like a fun day :o)

If you aren't happy with the 40 count, maybe try stitching with one thread instead of two. It shouldn't look so thick then.

Nice start!

Btw, LOVE the little measuring tape!

Isabella Morais said...

hmmm...esses giveaways da Nia são tudo de bom!

Daqui há dois dias vai ter festinha? Tá chegando!

Essa fita métrica é ótima mesmo...show de bola!

Nossa, eu não entendo nada de linho...muito complicadinho pra minha cabeça doida.

Que lugar lindo amiga! muito lindo mesmo, digno de boas fotos!

Bjim!

Mylene said...

Looks like a beautiful place for outdoor activities.

Good start on the LK freebie. I've finished that a few days ago and it is now on the way to a friend for her b-day. Finish it into a pinkeep.

Janaina said...

Nossa, que lugar bem lindo!!! =)

Cibele Studart said...

Aproveitando o verão, hein!!! Por aqui o tempo anda feio e com ventos friozinhos (agosto é o mês de mais vento, então já estamos pertinho....).
Já vi seu passeio pelo meu blog, realmente a gente acaba gastanto tanto com a casa.... hj acabamos comprando mais coisas, a cuba e a torneira. Mas com alguns acessórios para ligação, acaba saindo ainda mais caro....
Bom início de semana =)

♥ Nia said...

Pumpkin, I'm a duck! Lol! I always have fun inside water :D
Thanks for the tip! I'll try that ;)

Isa obrigda linda :)
Amanhã é dia de festa :D hehehehe
Não é dificil entender linda, eu também ainda não sei muito mas em poucos dias já aprendi alguma coisa ;) Se precisares que explique melhor, já sabes que te ensino o que sei :)

Mylene, I thought finishing into a pinkeeper but I stitched buttons instead of the flowers so.. pins and buttons seemed to much for a little piece ;)
I sewed into a little pillow :)

Janaina, e quando vens tu passear para terras lusas? :D

Cibele, há que aproveitar mesmo porque dura poucos meses ;) hehehe Passo o Inverno a reclamar do frio mas agora estou como gosto!! :D Só é pena não ter férias de Verão como quando era criança hahahah Só os fins-de-semana parece pouquito ;)

Annie said...

The Lizzie Kate piece looks like fun and you won't have to worry about back stitching. Very cute measuring tape. You always get nice treasures with that mag.

Juliana Kimura said...

Nia, tambem adoro água :D

espero que não tenha ficado chateada que eu falei que o contorno do ratinho tava estranho :P ás vezes falo as coisas, mas juro que não é por maldade, e sim por inocência mesmo! todos seus trabalhos são maravilhosos, admiro muito, e um dia quero bordar que nem você :)

beijoquinhas ;**

Joanita said...

Uma oferta mesmo a calhar, hein?! Que coincidência!

Kiss!

♥ Nia said...

Annie yes! It's true! Usually it brings great gifts :)

Juliana ora essa! Eu fui a primeira a mencionar LOL As opniões devem ser sinceras mesmo, senão mais vale a gente não pedir ;)

Joanita ;)

Cidalia said...

Acho bem que repouses de vez em quando... para continuares em forma com os teus bordados e teu blog que eu adoro.
Aproveita o sol
Bisous

Post a Comment

Os vossos comentários fazem-se sorrir :) Obrigada!!

Your comments make me smile :) Thank you!!