January 29, 2010

meadas, meadinhas


Cada pessoa tem a sua maneira de ser e, claro, o seu próprio jeito de organizar os seus materiais. Mas é algo que sempre nos desperta alguma curiosidade, não é? Será que o nosso modo é o melhor? Será que outras pessoas têm melhores métodos? Vou mostrar-vos o meu sistema de organização de meadas :)

meadas, meadinhas

Em Portugal, é dificil encontrar outras marcas além da DMC ou Anchor,
entre as duas, sempre preferi a tonalidade das cores DMC e ao longo dos anos tem sido a minha marca predilecta :) Sempre que tenho um gráfico que sugere outra gama, simplesmente sigo uma tabela de conversão e continuo com as minhas meadas :)

meadas, meadinhas

Estes são os meus arquivos, quatro para as 465 cores da gama Mouliné DMC :) Ainda não tenho todas mas já não falta muito! O que é óptimo para quando queremos começar um bordado e não é preciso correr para a loja para comprar as meadas e poder bordar ;)

meadas, meadinhas

Porque nem todas conhecem, mostro-vos o interior destes arquivos.
Estão organizados em separadores plásticos desdobráveis, cada um suporta 15 arcos de meadas. As minhas coloco por ordem numérica, prefiro assim, são mais fáceis de encontrar mesmo porque já conheço grande parte da numeração de cabeça! (vai do hábito heheheh) Quando quero ver a gama por cores/tons, simplesmente consulto a carta de cores ;)

meadas, meadinhas

Para as meadas que estou a utilizar no momento, em determinado bordado, separo-as para um estojo apropriado para o tipo de arcos que utilizo.

meadas, meadinhas

Para os trabalhos maiores (como os meus patinhos! :p) em que usamos muita quantidade da mesma meada, temos a vida facilitada com um organizador ;) Corto, separo em 2 fios e coloco cada cor separadamente. É impressionante como isto simplifica bastante na hora de bordar!

meadas, meadinhas

Nos meus patinhos, embora use bastante quantidade, as cores não são muitas e são fáceis de identificar. Para situações em que precisamos anotar a numeração, não há dificuldade, o organizador tem um número para cada cor. Assim, podemos anotar no gráfico a meada a que corresponde ;)

meadas, meadinhas

E vocês, como organizam as vossas linhas?
No próximo post mostro-vos mais alguns dos meus acessórios :)

We all have our own way to organize our materials. But it's something that always arouses some curiosity, don't you think so? Is our way the best? Do other people have better methods? Here is my organization system :)

In Portugal, it's not easy to find other brands in addition to DMC and Anchor!
Between the two, I always preferred the tone of DMC colors and over the years it has been my favorite brand :) Whenever I have a chart that suggests another brand, I simply follow a conversion table and continue with my threads :)

For the 465 colors of DMC Mouline I have 4 ring binders :) I don't have all colors yet but... I'm not far! Lol! When I want to start an embroidery I don't need to run to the store to buy threads ;)

For the threads I'm currently using, I separate the colors I need to my stitchbow tube. And, with larger works (such as my ducklings! :p) when I use a large amount of the same thread, it's easier with a thread organizer ;) It's amazing how this really simplifies and saves more time to stitch!

How about you, how do you store and organize your threads?
In the next post I'll show you some more of my cross stitch accessories :)


25 comments:

Fernanda bordando,pintando e aprendendo said...

Oi Nia...
Nossa que organização amiga...parabéns pelo capricho.
Eu organizo minhas meadas assim,tudo em plaquinhas ,escrevo o numero com caneta permanente,e organizo em ordem numerica em caixas de plástico com divisões própias para essas plaquinhas....então fica tudo na ordem.
Estou quase completando a coleção de linhas da anchor.Assim que acabar vou mais além,vou colecionar dmc também.
Vou fotografar minhas caixas e mostrar no blog.
Gostei do seu método.
Bjinhos...

Cidalia said...

Woah!!! Organização a quantas obrigas ehehe... Eu sabia que estaria organizado sói não fazia a mínima ideia do quanto lol.
Adorei o teu modo... quase a colecção completa nossa...eu também (assobio, assobio lol)
Bom fim de semana linda
bjbjbjb

Graziella C. said...

Adoro essas curiosidades sobre como cada uma se organiza. Mas olha, NUNCA tinha visto meadas tão organizadas!!! De verdade!!!!! Por aqui, tenho a coleção da Anchor, nunca usei DMC. Enrolo nas plaquetinhas, escrevo a numeração com caneta permanente e guardo em caixas de plástico, são 3 ao todo. Quando vou começar algo novo, separo as linhas que vou usar e deixo na minha maletinha que vai comigo pra lá e pra cá. Embora ultimamente as agulhas andem paradas por aqui...

shi said...

comentário 1 - quando eu crescer quero ser assim !!! organizaqção nota 1000!!!

comentário 2 - onde vc encontra tantos amarelinhos ????? gente, eu fico boba :-O tem amarelinho até que organiza meadas !!!!

comentário 3 - eu vou apertar ??? não brinca não, meu coração é fraquinho *_____*

beijocas para minha portuguesinha mais querida :D

Liliana Cruz said...

Olá Nia!
Fiquei encantada com o teu blog. Descobri-o hoje a primeira vez. Adorei. Acho os teus trabalhos lindos, o conteudo do teu blog muito interessante.
Emrelação aos teus trabalhos, gostei muito da ideia do chinelos, és tu que aplicas a barra?
Eu sou de Viana do Castelo, já vi que vieste cá passar umas férias, valeu pena nao valeu? A cidade é muito bonita, e tem muitas praias e vários sítios para passear e fazer pic-nic, eu adoro fazer pic-nic :o)
Parabéns pelos teus trabalhos.
Beijinhos

ei! kumpel said...

eu sou fanática por organização, sinto-me melhor e mais serena quando as coisas estão arrumadas e organizadas! Até trabalho melhor :) Adorei o teu sistema!

bjinhos,
margarida

Atelier Caseiro said...

Nia as minhas ficam em caixas organizadoras enroladas em plaquinhas, aqui não temos esse tipo de "porta meada".
Qdo bordo, separo as cores do bordado, num estojinho. E vou utilizando direto dali. Não tenho o hábito de separar os fios, como mostrastes no cavalinho da DMC, mas acho que facilita qdo o bordado é extenso.
Adorei o post.
beijinho.

Vania & Nanda said...

Nia, que maximo, eu nunca imaginei q existia tantos acessorios para guardar as linhas, estou.....maravilhada.....

Cidalia said...

Queremos a continuação! Queremos a continuação!.....
Bom OK. Confesso. Eu QUERO a continuação!Eu QUERO a continuação!.... lol
bisous
Um Bom início de semana para ti dear friend. Bisous

Isabella Morais said...

Vou tentar postar no meu blog um pouquinho de minha bagunça tb! eheheh

Bom, aqui no brasil n tem esse sistema maravilhoso daí...então guardo tudinho em caixas...quando estou bordando eu tenho uma argolinha onde coloco as linhas, ou então numa caixinha mesmo...já tentei usar esse sistema que vc usa do cavalinho mas não me adaptei...as linhas enrolam demais..

Adorei ver como vc faz!

Bjos!

Paty said...

Adooooro sua organização, amiga!

Aqui não tem esses fichários maravilhosos iguais aos seus, mas as linhas DMC q eu tenho eu guardo igual a vc, só q ao invés desse organizador de papelão, tenho aquela pastinha clara, sabe?!

Guardo minha meadinhas todas no meu gaveteiro de madeira q eu amo, da Kikikits! Ficam lindas....
Durande o bordado tenho uma caixa plastica onde guardo o q está em uso, e as meadas em um estojo. Já tentei adaptar uma cartolina para fazer igual vc com o cavalinho, mas não deu certo... os pedaços eu enrolo nas plaquinhas no sentido inverso ao da linha e dá super certo (não sei se deu para entender, hehehehe)

bjsssssssss

♥ Nia said...

Fernanda, eu também vou a caminho de completar todas as DMC ;) Vou adorar ver o teu post! :D

Cidalia, 'obrigação a quanto obrigas'!! Lol! Já sabes que sofro deste mal! haahhaha :p
Já postei mais! Já postei mais! Lol!!!! Como esta miúda é curiosa! hahahaha :D

Grazi, obrigada linda :) Gosto mesmo de ter tudo assim organizado, acho que até funciono melhor! :p heheheh Eu também usava essas plaquinhas antigamente, quando conheci estas preferi trocar, não marca tanto as linhas. Mas sei que no Brasil não é fácil de comprar, espero que comecem a exportar para aí também! :)
Quero ver essas agulhinhas a mexer ;)

Shi
Resposta 1 - eu também sou pequenina, ainda não cresci :p Lollada! obrigada linda :)
Resposta 2 - lol!! glitter-graphics ;)
Resposta 3 - hihihi jamais seria cruel! Vais apertar siiiiim =) Não deu tempo de preparar nada handmade mas mandei miminhos especiais, espero que gostes :) Mais para a frente faço-te uma surpresa com um bordadinho ;) Agora só quero que chegue a tempo!! :p

Lilina fico contente com a visita! Obrigada pelas palavras :)
Os chinelos comprei já prontos a bordar mas vieram do Brasil, por intermédio de uma amiga :)
Conheço muito bem Viana, é uma das cidades do meu coração! Sou lisboeta mas os meus pais são os dois vianenses, passei muito tempo da minha infância por aí e ainda tenho bastante familia na cidade :) Vou frequentemente aí, sempre que posso vou fazer uma visita, passear, ir até à praia... adoro! :D

Ei!Kumpel também eu sinto isso, que com tudo no seu sítio até funciono melhor ;) heheh

Aninha eu uso o cavalinho apenas nas coisas grandes, como os patinhos, aí facilita bastante sim :) Não preciso estar sempre a cortar e a segurar fios soltos heheheh É só pegar um fio da cor que quero e seguir, ajuda :)
Era bom que mandassem mais DMC para o Brasil!!

Vânia, obrigada e obrigada pela visita! :)

Isa pois eu lembro de ver a tua bagunça quando deixou de o ser! Lol! Sei que já organizaste tudo também e vou gostar de ver! :)

Paty, obrigada linda :)
Entendi como guardas os fios, coloco do mesmo jeito as sobras para guardar ;)
Tens de mostrar uma foto desse gaveteiro! Não lembro de ver, só conheço do site :p Mostra para nós! :)

Obrigada a todas! Excelente semana para vocês :D

Paula said...

Adorei! Não conhecia... Eu organizo as minhas naquelas plaquinhas, não sei o nome!
bjus aos poucos vou me atualizando aki hehehehe

Dona Jorja said...

Nia do céu, que organização amiga!! Fiquei impressionada, até mostrei para o Aguinaldo. Bom... eu vi que não sou tão organizada quanto você, eu não encontro estas pastas, estojinhos e nem este lindo cavalinho por aqui, as vezes tenho sorte de encontrar a cor que preciso nas lojas em minha cidade, mas minhas linhas ficam separadas em plaquinhas onde eu marco a numeração, elas ficam guardadas em uma caixa com separação parecida com aquelas que pescadore utilizam, só que maior, quando levo o bordado para algum lugar eu separo as linhas e levo em uma bolsinha que eu mesma fiz. Achei bem interessante a lupa e o marcador de gráficos, vou ver se encontro aqui no Brasil, um bjo amiga!!!

♥ Nia said...

Paulinha, eu sei quais são, antigamente também usava essas plaquinhas :)
As tuas visitas são sempre uma delicia! Obrigada :D

Dona Jorga heheheh as amigas baptizaram-me de Formiguinha, está visto que não foi por acaso... sou mesmo um bichinho organizado que espantou toda a gente aqui :p Lol!
É, seu sei que realmente alguns artigos não são fáceis de encontrar no Brasil =/ Aqui tenho sorte com a DMC porque é francesa, facilmente se compra pela Europa... vocês têm as praias lindas e o calor, eu tenho o frio e a DMC! hahahaha :D

Alane Ribeiro said...

Eu organizo em organizadores pequenos que temos por aqui e em caixinhas parecidas com a de organizar contas de bijuterias. E organizo por número. O degradê é lindo!Antigamente encontrávamos a DMC aqui, agora, só ANchor mesmo...

bjs

jacqueline said...

Love the way you organize your dmc threads! My threads are stores in individual spools and then store in a box according to their colors. I am still collecting all the colors i could find on DMC...not there yet! :) Have a lovely merry happy day and love to you!

O baú da turma da Mónica said...

Olá Nia...
Gostei muito do teu blog, gostei muito da tua organização . Eu organizo as minhas meadas numas placas que fui eu que as fiz.E tenho as em duas caixas de papelão com quatro gavetas que cada gaveta dividi em quatro.Estou quase acabar a coleção da dmc soube aqui no Porto que esta fabrica da dmc vai fechar ou já fechou , eu soube no mês de dezembro onde fui comprar umas linhas.
Vou fotografar as minhas caixas com as linhas e também a minha pasta onde levo o material do trabalho que estou a fazer quando vou visitar os meus avós depois colocarei no meu blog
Beijos

Cibele Studart said...

Ai Nia, vc é simplesmente perfeccionista! Minhas coisas andam tão bagunçadas... =/

Pumpkin said...

I store mine in full skeins in a fishing tackle box :o) The compartments are the perfect size to lay out a skein of thread.

I have a package of bows if you want them! Just let me know :o)

O baú da turma da Mónica said...

Olá Bia boa noite gostaria de te perguntar a onde compras te essas capas para as linhas eu gostava de ter também acho que ficam melhor organizadas eu sou do Porto se souberes onde se compra agradeço a tua ajuda beijos

♥ Nia said...

Alane pois é, eu sei que a Dmc é dificil de comprar pelo Brasil =/

Cibele ah não tens razão para bagunçar, também tens uma pastinha toda catita :D heheheh Será que é preciso eu ir aí arrumar? hahahahah

Pumpkin, if you have no use for your bows for sure I'll be happy :) You're kind, thank you =)

Bau da Mónica, o nome é Nia ;) heheheh
Obrigada pela visita! É sempre bom receber comentários de quem por aqui passa :)
Estas minhas capas comprei em Guimarães, na loja de lavores onde compro regularmente as meadas e outros materiais. Acredito que no Porto também consegues facilmente, basta perguntares numa loja que venda meadas Dmc ;) Mesmo que não tenham o artigo, podem sempre encomendar a fornecedor :) Aqui peço sempre coisas e mandam vir sem problema!
Se quiseres comprar online, tens também nesta loja: PontoCruz Online :)

Obrigada a todas pelas mensagens!

Ivone... said...

Nossa isso é que é organização!
Parabéns!
Se veres as minhas linhas com certeza desiste de bordar. O Cauã pega a numeração das meadas e sai correndo, já falei pra ele não pegar mas é a mesma coisa que falar "escolhe a cor".

Donna Coruja said...

olá... vi ontem o seu blog e achei muito interessante o sistema de pastas... onde acho para comprar?

cecilia.cascais said...

ola bom dia ,vi o seu blog e adorei ,gostava de saber onde posso encontrar as pastas da dmc ,as bobines de madeira pequeninas onde tem as fitas e a cabeça do cavalo com as linhas,desde já abradeço ,beijo

Post a Comment

Os vossos comentários fazem-se sorrir :) Obrigada!!

Your comments make me smile :) Thank you!!